o-mate-banner

SOBRE
O MATE

Por séculos a planta ilex paraguariensis vem sendo utilizada como fonte de energia e vitalidade.

Para os índios, uma bebida oferecida pelos deuses para fortalecer os velhos guerreiros.

Hoje em dia, a ciência auxilia na comprovação da crença indígena: a erva-mate contém propriedades nutritivas benéficas para o corpo humano, com estimulantes naturais, antioxidantes, vitaminas e minerais.

E é por isso que essa planta nos inspira tanto. Deixe o mate Baldo inspirar você também.

O MATE
ESTIMULANTE

A cafeína presente nas folhas age como um estímulo para o corpo, aumentando a frequência sanguínea e combatendo a fadiga. No cérebro, as xantinas melhoram o desempenho cerebral.

Saiba mais
AJUDA NO EMAGRECIMENTO

O mate tem função termogênica devido as metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes, que aceleram o metabolismo e o gasto calórico em repouso, auxiliando no processo de emagrecimento.

Saiba mais
REDUZ O COLESTEROL

Rica em saponinas e compostos fenólicos, substâncias capazes de interagir com os ácidos biliares, impedindo a absorção de colesterol pelo intestino delgado e inibindo a síntese de lipídeo no fígado.

Saiba mais
AÇÃO DIURÉTICA

As metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no mate ambém possuem propriedades diuréticas, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo.

Saiba mais
ANTIENVELHECIMENTO

Os compostos fenólicos (principalmente o ácido clorogênico) possuem ação antioxidantes que combatem os radicais livres presentes no organismo e agem na diminuição da oxidação celular.

Saiba mais
PROTEGE O CORAÇÃO

Os polifenóis agem na prevenção do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e previnem doenças inflamatórias.

Saiba mais
FORMAS DE CONSUMO

O mate é consumido há centenas de anos de muitas maneiras diferentes. Conheça abaixo as mais famosas mas também as novidades.

CAMINHOS
DO MATE

PESSOAS

A erva-mate é cultivada por pequenos e médios agricultores, uma vez que é uma planta que exige o crescimento em meio de outras vegetações inibindo a geração de grandes plantações. Mantemos uma relação de longa data com os produtores Baldo, disponibilizando uma equipe de engenheiros florestais, agrônomos e tecnólogos em alimentos para a orientação e controle das plantações.

MUDAS
E PLANTIO

Em parceria com a Embrapa, a Baldo inovou em um processo de seleção de matrizes de erva-mate, entregando mudas para os produtores com maior qualidade genética. Trabalhamos com o processo clonal mas mantemos a produção por semente, para manter a variabilidade genética. As mudas são plantadas no período de abril a setembro e a primeira colheita só acontece após dois anos de crescimento.

COLHEITA

Antes das safras, os ervais são verificados e aprovados. Quando chegam na fábrica, cada colheita tem suas características analisadas e as folhas são separadas pelas suas diferentes qualidades.

SAPECO

As folhas passam pela fase de sapeco com e sem fumaça, dependendo da variedade da colheita. A tecnologia do secador em esteira foi patenteado em 1994.

SECAGEM
CANCHEAMENTO

Para reduzir a umidade das folhas, a erva fica exposta a uma temperatura de 100º em esteiras por cerca de 5 horas. Uma vez que as folhas estão sem umidade, vão para o cancheador, um mecanismo que separa as folhas dos palitos.

ARMAZENAGEM

Após o sapeco, a erva Baldo entre em um processo de descanso de cerca de um ano, que intensifica o sabor das folhas, gerando um produto final único com amargor evidenciado.

MOAGEM

Após atingir o ponto exato de maturação, as folhas já secas passam pela trituração em diferentes granulometrias, dentro dos padrões de qualidade Baldo.

MISTURA

As diferentes granulometrias das folhas são separadas e misturadas para gerar os diferentes produtos do portfólio Baldo.

EMPACOTAMENTO

Com um sistema moderno de empacotamento, cada unidade é protegida dos efeitos da luz solar e ação do oxigênio. E está pronto para ser consumido!

PRODUTOS

Conheça toda a nossa linha
de produtos a base de mate.

SAIBA MAIS