Farinha de soja é bem-vinda na panificação

Farinha de soja é bem-vinda na panificação

O trigo ainda é o cereal que lidera a produção de farinhas no Brasil. Porém, ele não é unanimidade. Uma em cada 100 pessoas possui intolerância ao glúten, proteína encontrada naturalmente em cereais como o trigo, cevada e aveia. Nessas pessoas, o glúten não é bem aceito pelo intestino.

Nos últimos tempos, o glúten também se tornou vilão de quem busca uma alimentação equilibrada, já que seu consumo em excesso pode aumentar a gordura na região abdominal além de trazer prejuízos para a saúde.  

As descobertas científicas que comprovam os benefícios da soja fazem com que, cada vez mais, receitas do dia a dia incorporem esse grão. Alimentos à base de soja, e em especial farinha de soja, são muito tradicionais na cozinha asiática. Ao redor do mundo, os vegetarianos também são os grandes consumidores da leguminosa, já que quase 40% do produto contém proteínas.

Alternativa para a doença celíaca

Na dieta de quem tem a doença celíaca ou de quem busca reduzir a quantidade de glúten ingerida no dia a dia entram receitas de pães, bolos, biscoitos e massas à base de soja. A farinha deste grão está crescendo em participação na panificação brasileira e associada cada vez mais a uma dieta saudável.

Para os intolerantes ao glúten, essa farinha é uma excelente substituição, já que traz todos os benefícios da soja e aumenta o valor nutricional de diversas receitas.

Farinha de soja é fonte de nutrientes


Mesmo na versão comercial da farinha, onde há relativa perda do óleo presente na leguminosa, há conservação de todos os nutrientes da soja. O preparo de pães, bolos ou biscoitos, por exemplo, fica ainda mais nutritivo ao adicionar essa farinha.

Veja a diferença do tradicional pão francês em relação ao feito a partir da farinha de soja:



Energia (Kcal)

Proteína (g)

Fibra alimentar (g)

Cálcio (mg)

Lipídios (g)

Ferro (mg)

Potássio (mg)

Magnésio (mg)

Fósforo (mg)

Pão de soja

309

11,3

5,7

90

3,6

3,3

296

48

153

Pão Francês

300

8

2,3

16

3,1

1,0

142

25

95

Fronte: Taco - 4ª edicão.



Como usar a farinha de soja

Agora que você já conhece os benefícios da farinha de soja para o organismo, que tal incorporá-la nas suas receitas? Separamos uma receita simples de pão de soja para você aproveitar todos os benefícios desse grão.

Pão de Soja

Ingredientes


3 ovos
1/2 copo de óleo ou azeite de oliva
1/2 copo de água
1 colher de sopa açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 copo de polvilho doce
1/2 copo de farinha de soja
1 copo de farinha de arroz
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata na batedeira os líquidos e acrescente as farinhas aos poucos. Por último, acrescente o fermento e mexa delicadamente para incorporar. Despeje a mistura em forma de pão untada e enfarinhada. Asse por 35 minutos em forno médio, pré-aquecido a 180º.

Tags: soja

Leave a Reply

All fields are required

Name:
E-mail: (Not Published)
Comment: