Mate atua no antienvelhecimento

Mate atua no antienvelhecimento

A erva-mate vem sendo reconhecida cada vez mais pelas suas propriedades nutritivas. Muito consumida pelas tribos primitivas da América do Sul, os benefícios dessa erva de tradição secular possuem comprovação em laboratório.

Redução da retenção de líquidos bem como a diminuição do colesterol ruim são apenas alguns dos benefícios da erva-mate. Agora, mais uma ótima notícia. A erva-mate também possui ação antioxidante, ou seja, seus compostos combatem o envelhecimento celular além de auxiliar na regeneração das próprias células.

Pesquisas realizadas pela USP, em parceria com a Universidade São Francisco, demonstraram que o mate contém polifenóis - antioxidantes naturais que ajudam a combater os radicais livres e, consequentemente, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Sua ação estimulante do sistema nervoso central, conhecida há séculos pelos guaranis, também foi comprovada cientificamente e se deve à cafeína.

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são compostos que funcionam como bloqueadores dos processos óxido-produtivos desencadeados pelos radicais livres. Eles diminuem a ação dos radicais livres conhecidos por causarem o envelhecimento precoce. No organismo humano, a própria atividade metabólica produz radicais livres. Sua produção excessiva leva a danos celulares e ao desenvolvimento de doenças.

Em bebidas preparadas com erva-mate, como o mate quente, a presença de antioxidantes é mais alta que em outras similares, como o chá-verde. Em alguns estudos, verificou-se que a erva-mate apresenta atividade antioxidante equivalente ou superior às vitaminas C e E, substâncias consideradas como padrão para essa propriedade.

Como aproveitar os benefícios da erva-mate?

Um estudo feito na Universidade São Francisco (USF) comprovou atividades antioxidantes no organismo de voluntários após 60 dias de ingestão do mate. Para isso, a absorção da substância deve ser contínua e diária.

O hábito de tomar mate mostra-se um poderoso aliado do bem-estar. Além do mate, é possível usar a erva-mate em mais duas bebidas: enquanto o chimarrão requer cuia e água quente, tereré consiste na infusão de erva-mate em água gelada.

Ação anti-idade em cosméticos

Outra boa notícia é que muitas empresas estão apostando em cosméticos feitos à base de erva-mate. Já é possível encontrar shampoos, condicionadores, cremes faciais e corporais e diversas variedades de produtos para cuidar da pele e cabelo. Dessa forma, além de ingeri-la, é possível fazer tratamentos estéticos para aproveitar a extensa lista de benefícios dessa planta.


Fontes: Folha de S.Paulo
UFSM

Leave a Reply

All fields are required

Name:
E-mail: (Not Published)
Comment: